terça-feira, 12 de julho de 2011

Capoeira na Escola


Capoeira na Escola Oficina da Vida.
A capoeira faz parte da grade curricular da educação infantil e do ensino fundamental, na escola oficina da vida que se situa no bairro da pitanguinha em Maceió.
Os alunos da educação infantil aprendem capoeira de forma lúdica através de jogos e brincadeira. Com o objetivo de socializar a criança e desenvolver suas habilidades através de aulas praticas e teóricas com atividades de pintura, desenho, leitura e álbum seriado onde o professor conta a história da capoeira com o auxilio de imagens.
No ensino fundamental a metodologia é mais sistemática, os conteúdos são planejados para o ano de acordo com o nível de cada turma e divididos em:
Pratico 1: Movimentos básicos de ataque e defesa e seqüencias.
Teórico: História e evolução da capoeira.
Musical: conhecimento dos instrumentos, canto, toques e composições.
Pratico 2: Conhecimento do ritual, jogo, roda e danças: maculelê, samba de roda, puxada de rede e coco de roda.
A avaliação das turmas do 1º ao 5º é feita de forma qualitativa e formativa com provas, trabalhos, comportamento e participação. Onde são dadas duas notas que valem de 0 a 10 pontos, onde o aluno deverá atingir 70% de desempenho para serem aprovados. Ao concluir o 5º ano, quando o aluno deixa a escola, ele recebe o certificado de conclusão do curso básico de iniciação a pratica da capoeira com a carga horária que o mesmo atingiu.
Os aluno que melhor desenvolvem as habilidades são selecionados para se apresentar no encontro de arte e cultura promovido pela escola sempre em grandes teatros da cidade no fim de cada ano letivo, fazendo alegria dos pais e arrancando aplausos do público.

por: Sergio Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário